PROGRIDE
O QUE SIGNIFICA?

O Programa Integral de Desenvolvimento Profissional – PROGRIDE é uma ação institucional desenvolvida pelo Instituto Brasileiro Pró-Cidadania que visa à qualificação profissional em diversas áreas de atuação no campo do trabalho, enfatizando a dimensão técnica e humana, por meio da articulação entre saberes gerais e educação profissional.

O PROGRIDE desenvolve o processo de formação profissional dentro de um conceito que articula competência e qualificação, na medida em que conjumina conhecimentos técnicos e conhecimentos gerais, na perspectiva de uma formação integral dos profissionais envolvidos em seus processos.

Assim, incorporam-se dimensões objetivas e subjetivas que correspondam às exigências e demandas impostas pelas novas dinâmicas relacionais e pelo mundo do trabalho reconfiguradas pela sociedade contemporânea. Com isso, os saberes formais necessários à qualificação técnica articulam-se aos saberes constitutivos do sujeito, valorizando-se os conhecimentos específicos, os recursos cognitivos, socioculturais e afetivos.

Desse modo, o PROGRIDE compreende que a formação profissional tem sentido quando construída coletivamente, e realiza seus processos de formação e qualificação profissional na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento técnico-social, e para a emancipação das pessoas.

O 17º SEMINÁRIO NACIONAL e o 2° SEMINÁRIO REGIONAL DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO “ESCOLA? PRESENTE”, com o tema “Gestão para uma educação de qualidade social: desafios contemporâneos” destinados a professores, técnicos e gestores da educação, bem como aos demais profissionais interessados na temática, trata-se de importantes eventos de educação, pois reúne educadores e educadoras que contribuem significativamente para o pensamento da educação brasileira.

As temáticas abordadas convergem na construção de diálogos acerca da qualidade social da educação, das políticas públicas, dos processos de gestão educacional e das questões tecnológicas e interculturais da relação escola e sociedade.

Compreender a relação sociedade e educação e seus pressupostos é ir além do contexto micro educacional, o que sugere uma análise mais profunda de seus contextos culturais, econômicos, históricos e políticos, no intuito de apontar necessidades e possibilidades de convivências humanizadoras.