O 25º SEMINÁRIO NACIONAL “ESCOLA? PRESENTE”, com o tema “EDUCAÇÃO PARA AS EMOÇÕES E PARA A CIDADANIA” - Cuidado, Sustentabilidade e Inclusão objetiva contribuir significativamente para o processo de formação de professores que desenvolvem variadas práticas pedagógicas e atuam nos mais diversos espaços escolares.

Nesse seminário a maior relevância é dada para a formação técnico-pedagógica que alcance os conhecimentos que articulam as diversas modalidades de ensino, as políticas públicas de educação e suas interfaces com as questões políticas e sociais.

Todas essas temáticas serão enfocadas sempre com a mediação de um fio articulador entre a dimensão objetiva e subjetiva do conhecimento e da dimensão humana. O evento também aborda temáticas fundamentais para a formação humana como ética, alteridade, autonomia, afetividade e humanização das relações interpessoais e suas interconexões no contexto da sociedade contemporânea.


PROGRIDE O QUE SIGNIFICA?


O Programa Integral de Desenvolvimento Profissional – PROGRIDE é uma ação institucional desenvolvida pelo Instituto Brasileiro Pró-Cidadania que visa à qualificação profissional em diversas áreas de atuação no campo do trabalho, enfatizando a dimensão técnica e humana, por meio da articulação entre saberes gerais e educação profissional.

O PROGRIDE desenvolve o processo de formação profissional dentro de um conceito que articula competência e qualificação, na medida em que conjumina conhecimentos técnicos e gerais, na perspectiva de uma formação integral dos profissionais envolvidos em seus processos. Assim, incorporam-se dimensões objetivas e subjetivas que correspondam às exigências e demandas impostas pelas novas dinâmicas relacionais e pelo mundo do trabalho reconfiguradas pela sociedade contemporânea. Com isso, os saberes formais necessários à qualificação técnica articulam-se aos saberes constitutivos do sujeito, valorizando-se os conhecimentos específicos, os recursos cognitivos, socioculturais e afetivos.

Desse modo, o PROGRIDE compreende que a formação profissional tem sentido quando construída coletivamente, e realiza seus processos de formação e qualificação profissional na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento técnico-social, e para a emancipação das pessoas.