PROGRIDE
O QUE SIGNIFICA?

O Programa Integral de Desenvolvimento Profissional – PROGRIDE é uma ação institucional desenvolvida pelo Instituto Brasileiro Pró-Cidadania que visa à qualificação profissional em diversas áreas de atuação no campo do trabalho, enfatizando a dimensão técnica e humana, por meio da articulação entre saberes gerais e educação profissional.

O PROGRIDE desenvolve o processo de formação profissional dentro de um conceito que articula competência e qualificação, na medida em que conjumina conhecimentos técnicos e gerais, na perspectiva de uma formação integral dos profissionais envolvidos em seus processos. Assim, incorporam-se dimensões objetivas e subjetivas que correspondam às exigências e demandas impostas pelas novas dinâmicas relacionais e pelo mundo do trabalho reconfiguradas pela sociedade contemporânea. Com isso, os saberes formais necessários à qualificação técnica articulam-se aos saberes constitutivos do sujeito, valorizando-se os conhecimentos específicos, os recursos cognitivos, socioculturais e afetivos.

Desse modo, o PROGRIDE compreende que a formação profissional tem sentido quando construída coletivamente, e realiza seus processos de formação e qualificação profissional na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento técnico-social, e para a emancipação das pessoas.



APRESENTAÇÃO


O 23º SEMINÁRIO NACIONAL “ESCOLA? PRESENTE”, com o tema BNCC, CURRÍCULO ESCOLAR E EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA, objetiva contribuir de forma significativa para a formação técnico-pedagógica de professores e professoras que atuam nas diversas áreas da educação e tem como perspectiva proporcionar um ambiente que envolva diferentes atores educacionais do cenário nacional e grandes nomes da educação brasileira no campo da pesquisa, da reflexão e da prática educacional.

A aprovação da Base Nacional Comum Curricular coloca novos desafios para os sistemas de educação, principalmente a tarefa de reconstruir os currículos escolares de todas as escolas do Brasil.

Esse seminário constitui uma excelente oportunidade de formação para educadores e educadoras da educação básica ressignificarem suas práticas e vivências educativas, no intuito da consolidação de uma educação de qualidade e que possa contribuir para a cidadania e para o desenvolvimento humano.