PROGRIDE
O QUE SIGNIFICA?

O Programa Integral de Desenvolvimento Profissional – PROGRIDE é uma ação institucional desenvolvida pelo Instituto Brasileiro Pró-Cidadania que visa à qualificação profissional em diversas áreas de atuação no campo do trabalho, enfatizando a dimensão técnica e humana, por meio da articulação entre saberes gerais e educação profissional.

O PROGRIDE desenvolve o processo de formação profissional dentro de um conceito que articula competência e qualificação, na medida em que conjumina conhecimentos técnicos e gerais, na perspectiva de uma formação integral dos profissionais envolvidos em seus processos.

Assim, incorporam-se dimensões objetivas e subjetivas que correspondam às exigências e demandas impostas pelas novas dinâmicas relacionais e pelo mundo do trabalho reconfiguradas pela sociedade contemporânea.

Com isso, os saberes formais necessários à qualificação técnica articulam-se aos saberes constitutivos do sujeito, valorizando-se os conhecimentos específicos, os recursos cognitivos, socioculturais e afetivos.

Desse modo, o PROGRIDE compreende que a formação profissional tem sentido quando construída coletivamente, e realiza seus processos de formação e qualificação profissional na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento técnico-social, e para a emancipação das pessoas.


APRESENTAÇÃO

O 22º SEMINÁRIO NACIONAL “ESCOLA? PRESENTE”, com o tema Educação para Valores: por uma sociedade justa, igualitária e humanizada, constitui mais um evento de formação docente realizado pelo Programa Integral de Desenvolvimento Profissional – PROGRIDE, ação institucional desenvolvida pelo Instituto Brasileiro Pró-Cidadania e visa à qualificação profissional, enfatizando a dimensão técnica, pedagógica e humana como dimensões fundamentais da prática docente. Objetiva contribuir significativamente para o processo de formação de professores que atuam na educação básica, nos mais diversos espaços escolares, inclusive no campo da educação integral e profissional. Por essa razão, tem como perspectiva dialogar sobre temáticas relacionadas à prática docente, refletindo sobre questões de grande relevância para o desenvolvimento do processo educativo e das dimensões relacionais e intersubjetivas entre docentes e discentes, em suas convivências político-pedagógicas, como ética, afetividade, igualdade social, humanização e suas interconexões no contexto da sociedade contemporânea.