PROGRIDE
O QUE SIGNIFICA?

O Programa Integral de Desenvolvimento Profissional – PROGRIDE é uma ação institucional desenvolvida pelo Instituto Brasileiro Pró-Cidadania que visa à qualificação profissional em diversas áreas de atuação no campo do trabalho, enfatizando a dimensão técnica e humana, por meio da articulação entre saberes gerais e educação profissional.

O PROGRIDE desenvolve o processo de formação profissional dentro de um conceito que articula competência e qualificação, na medida em que conjumina conhecimentos técnicos e gerais, na perspectiva de uma formação integral dos profissionais envolvidos em seus processos.

Assim, incorporam-se dimensões objetivas e subjetivas que correspondam às exigências e demandas impostas pelas novas dinâmicas relacionais e pelo mundo do trabalho reconfiguradas pela sociedade contemporânea.

Com isso, os saberes formais necessários à qualificação técnica articulam-se aos saberes constitutivos do sujeito, valorizando-se os conhecimentos específicos, os recursos cognitivos, socioculturais e afetivos.

Desse modo, o PROGRIDE compreende que a formação profissional tem sentido quando construída coletivamente, e realiza seus processos de formação e qualificação profissional na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento técnico-social, e para a emancipação das pessoas.


APRESENTAÇÃO

O SEMINÁRIO NACIONAL “ESCOLA? PRESENTE”, com o tema BNCC E CURRÍCULO: AS NOVAS DEMANDAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA, tem como perspectiva proporcionar um ambiente que envolva diferentes atores educacionais do cenário nacional e grandes nomes da educação brasileira no campo da pesquisa, da reflexão e da prática educacional.

A aprovação da Base Nacional Comum Curricular coloca novos desafios para os sistemas de educação dos entes federativos como também para todos os educadores brasileiros, pois a consolidação de uma educação de qualidade deve ser compreendida como um instrumento importante para o desenvolvimento do país.

Esse Seminário é uma grande oportunidade de formação para educadores e educadoras da educação básica ressignificarem suas práticas e vivências educativas e interagirem com pesquisadores e profissionais renomados que contribuem para educação no Brasil.