PROGRIDE
O QUE SIGNIFICA

O Programa Integral de Desenvolvimento Profissional - PROGRIDE é uma ação institucional desenvolvida pelo Instituto Brasileiro Pró-Cidadania que visa à qualificação profissional em diversas áreas de atuação no campo do trabalho, enfatizando a dimensão técnica e humana, por meio da articulação entre saberes gerais e educação profissional.

O PROGRIDE desenvolve o processo de formação profissional dentro de um conceito que articula competência e qualificação, na medida em que conjumina conhecimentos técnicos e gerais, na perspectiva de uma formação integral dos profissionais envolvidos em seus processos. Assim, incorporam-se dimensões objetivas e subjetivas
que correspondam às exigências e demandas impostas pelas novas dinâmicas relacionais e pelo mundo do trabalho reconfiguradas pela sociedade contemporânea. Com isso, os saberes formais necessários à qualificação técnica articulam-se aos saberes constitutivos do sujeito, valorizando-se os conhecimentos específicos, os recursos cognitivos, socioculturais e afetivos.

Desse modo, o PROGRIDE compreende que a formação profissional tem sentido quando construída coletivamente, e realiza seus processos de formação e qualificação profissional na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento técnico-social, e para a emancipação das pessoas.

 

APRESENTAÇÃO

O 1° SEMINÁRIO DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE "ESCOLA? PRESENTE", aproveita o momento da abertura do ano letivo para proporcionar um ambiente que envolva diferentes atores educacionais referenciados no campo da pesquisa, da reflexão e da prática educacional.

A aprovação da Base Nacional Comum Curricular coloca novos desafios para os sistemas de educação dos entes
federativos, como também para todos os educadores brasileiros, pois a consolidação de uma educação de qualidade deve ser compreendida como um importante instrumento para o desenvolvimento econômico, social e
político de um país.

Esse seminário se apresenta como uma excelente oportunidade de formação, na perspectiva de que educadores e educadoras da educação básica possam ressignificar suas práticas e vivências educativas.