PROGRIDE
O QUE SIGNIFICA?

O Programa Integral de Desenvolvimento Profissional – PROGRIDE é uma ação institucional desenvolvida pelo Instituto Brasileiro Pró-Cidadania que visa à qualificação profissional em diversas áreas de atuação no campo do trabalho, enfatizando a dimensão técnica e humana, por meio da articulação entre saberes gerais e educação profissional.

O PROGRIDE desenvolve o processo de formação profissional dentro de um conceito que articula competência e qualificação, na medida em que conjumina conhecimentos técnicos e gerais, na perspectiva de uma formação integral dos profissionais envolvidos em seus processos. Assim, incorporam-se dimensões objetivas e subjetivas que correspondam às exigências e demandas impostas pelas novas dinâmicas relacionais e pelo mundo do trabalho reconfiguradas pela sociedade contemporânea. Com isso, os saberes formais necessários à qualificação técnica articulam-se aos saberes constitutivos do sujeito, valorizando-se os conhecimentos específicos, os recursos cognitivos, socioculturais e afetivos.

Desse modo, o PROGRIDE compreende que a formação profissional tem sentido quando construída coletivamente, e realiza seus processos de formação e qualificação profissional na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento técnico-social, e para a emancipação das pessoas.

 

APRESENTAÇÃO

O Seminário A GESTÃO EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA busca contribuir de forma significativa para a formação pedagógica dos profissionais que atuam no campo da educação.

As temáticas abordadas convergem para a construção de diálogos acerca da qualidade social da educação, das políticas públicas, dos processos de gestão educacional e das ações político-pedagógicas desenvolvidas no chão da escola.

Este evento se constitui em um espaço de reflexões e debates sobre questões e desafios considerados fundamentais no âmbito da gestão educacional, em face das demandas que a educação enfrenta no contexto de uma sociedade em transformação. Compreender significativamente a relação sociedade e educação é ir além do contexto micro educacional, o que sugere uma análise mais profunda de seus contextos culturais, econômicos, históricos e políticos, no intuito de identificar necessidades e apontar possibilidades de práticas pedagógicas inovadoras.